domingo, 23 de janeiro de 2011

Terceiro Domingo do Tempo Comum – Ano A

As leituras de hoje falam-nos da luz que Jesus representa para a humanidade. A primeira leitura é citada no Evangelho, é a profecia que se cumpriu com Jesus. Por isso nada mais do que indicado nestes primeiros tempos do ano litúrgico estas leituras serem reflectidas.

A região para onde Jesus foi servia de entroncamento de várias rotas mercantis e culturais. Ali havia trevas morais e religiosas, quem sabe até culturais, porque havia uma grande mistura de povos. Nada melhor que começar a Sua vida pública de Messias por ali.

Mas então o que significa Jesus ser luz do mundo? A luz não se vê, mas é essencial para vermos. Olharmos a realidade sem a luz que Deus é não se pode chamar de visão, talvez seja tacto, pois esbarramos com os problemas e não lhes conhecemos a forma, a cor e sua real dimensão.

Ora vejamos exemplos práticos que vêm no Evangelho de hoje. Jesus chama Pedro e André para Seus discípulos. Eles eram pescadores de peixe, mas a sua real vocação é serem pescadores de homens. Antes eles estavam nas trevas, mas com a passagem de Jesus a luz vê-los ver que estavam a pescar errado.

No chamamento seguinte foram os irmãos Tiago e João. Estavam com o pai a concertar as redes. A luz que Deus é indicou-lhes outras redes e outros peixes, outro barco e outra família para ajudarem.

Como veremos ao longo do Evangelho aqueles quatro discípulos não ficaram diferentes naquele momento em que a luz entrou na sua vida, a transformação foi lenta ao longo de uma vida em contacto com Jesus e com o Espírito Santo. Olhar com a luz de Deus não é sinal de transformação. Caminhar a essa luz é que transforma.

A segunda leitura também fala de luz, mas de outra forma. É preciso ver para caminhar. Por vezes confundimos a luz com reflexos. É isso que São Paulo fala sobre o que acontecia em Corinto. Uns diziam caminhar à luz de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro e outros de Cristo. Todos caminhamos à luz de Jesus Cristo e que afirmar-se caminhante de outra luz provavelmente estará a caminhar às cegas.

Sem comentários: