domingo, 2 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor – Ano A

Hoje celebramos as manifestação de Jesus ao mundo. Jesus não veio para um determinado grupo de pessoas ou uma família. Isaías na primeira leitura anunciava isso mesmo. Todas as nações afluiriam a Jerusalém para prestarem culto a Deus.

No Evangelho é narrado o episódio dos magos. Estes vieram de longe, seguindo uma estrela. Largaram tudo rumo ao desconhecido somente apoiados na certeza da profecia. Eles são um exemplo de fé que vai para além de qualquer certeza ou segurança. Puseram-se ao caminho, desconhecendo por onde e para onde iam.

Jerusalém comportou-se neste caso como aquelas pessoas que fazem troça dos sonhos e paixões dos outros só porque não as partilham. Representa o cepticismo e a hipocrisia. Onde estamos nós? No registo da fé ou no registo do bota abaixo?

Outro aspecto interessante: se os magos viram a estrela, porquê que mais ninguém viu? Estarei eu e vocês abertos à novidade, aos sinais de Deus? Estaremos tão absorvidos com os nossos afazeres que não vemos os sinais que Ele nos dá?

Por outro lado, como membros do Corpo Místico também somos chamados a ser estrelas, sinais da presença Deus entre nós. Somos?

Sem comentários: