domingo, 16 de janeiro de 2011

Segundo Domingo do Tempo Comum – Ano A

Neste segundo domingo do Tempo Comum a palavra de ordem é chamamento. No domingo anterior celebrou-se o baptismo de Jesus, ocasião ideal para recordarmos o nosso próprio baptismo. O baptismo de Jesus representou o momento em que Ele iniciou a Sua vida pública de Messias. E ter sido Messias significou para Deus fazer-Se um de nós, na condição mais baixa, para nos catapultar à estatura de Deus. Fez-Se um de nós, para sermos um com Ele.

Hoje é o continuação desse processo. Todos somos chamados a sermos como Ele, a fazermos parte da Sua vida na comunidade e no mundo. No Evangelho São João Baptista diz isso mesmo, que foi chamado a dar testemunho e preparar a chegada do Messias. São Paulo, na segunda leitura, afirma que foi chamado a ser apóstolo e escreve para a comunidade de Corinto salientando que foram chamados a serem santos através do seu apostolado.

E nós, eu que escrevo e tu que lês isto, sabemos ao que fomos chamados? Sem dúvida que foi a sermos santos e a viver em unidade com Deus, mas como concretizamos isso? Com mais oração? Com mais acções?

Quando se começa um novo ano é boa ocasião para pensarmos nisso...

1 comentário:

Cristina Torrão disse...

Orações e acções são, com certeza, atitudes correctas. Mas não nos devemos esquecer de nós mesmos. De vez em quando, devemos esquecer os outros e fazer algo por nós mesmos. Só quem está bem consigo mesmo, tem condições de ajudar os outros.

Por isso, talvez não fosse assim tão errado fazer-se a pergunta: o que posso fazer por mim, neste ano? :)