sábado, 6 de março de 2010

Eu perante o desafio

Eu tenho ouvido e rezado todos os dias através do mp3 do Passo-a-Rezar. Tem sido uma ajuda nestes dias difíceis.

Na oração de ontem, dia 5 de Março, Deus disse-me a forma de encarar construtivamente as pessoas que nos desagradam, que nos irritam ou incomodam. Tenho duas opções. Pergunto porquê que tenho que aturá-las, conviver com elas e reagir afastando-me. Ou analiso o porquê do desagrado, irritação ou incómodo. Essa pessoa é assim, desta forma. De acordo com os meus padrões ela está errada. Analiso os meus padrões. Estarei a ser justo? Não estarei a pecar pensando mal dela? Depois tenho que fazer duas coisas: o que fazer em relação a essa pessoa e o que fazer em relação a mim. Posso tratá-la com mais respeito. Talvez aproximar-me o suficiente para que ela com a convivência inicie um processo de auto-análise. Em relação a mim, tenho que procura mudar comportamentos semelhantes e deixar de fazer julgamentos.

A mensagem de Jesus aponta para procurar o bem, o construtivo, de tudo, mesmo do mal. Perante uma pessoa com comportamentos maus, perante uma catástrofe (e temos tido bastantes ultimamente) devo questionar-me: estou a ser fiel a Deus? estou a ser bom com os outros? estou a crescer como Deus quer?

Sem comentários: