sábado, 6 de março de 2010

É isto que eu ando a meditar.

Nestes dias, a minha oração tem levado-me a reflectir sobre como encararmos o sofrimento. Instintivamente procuramos eliminá-lo. Jesus ensina-nos que a vida é feita de alegria e tristeza, prazer e sofrimento.

Aproxima-se a Semana Santa. É uma boa forma de oração procurar identificar-mo-nos com Jesus nos momentos de sofrimento na Paixão. Aprender com Ele a viver em dor. Nas Oficinas de Oração e Vida aprendemos que a forma de vivermos o sofrimento “sem sofrermos”, é abandonar-mo-nos a Deus.

Quem se deixar inebriar pelo Amor de Deus não dará importância ao sofrimento. Onde está o meu adversário? De quem terei medo se o Senhor está do meu lado? Jesus na Sua Paixão viveu aqueles momentos centrando totalmente no Pai. Mesmo perante o Seu silêncio, Jesus confiou, sabia que Deus o amava.

Aí está a questão principal, como tornar realidade na minha vida essa verdade: Deus ama-me. Teoricamente é fácil de aceitar essa verdade. Na prática, durante a dor, o sofrimento, a irritação, a raiva, é muito mais difícil. Como me descentrar de mim próprio nestas circunstâncias?

É isto que eu ando a meditar.

Sem comentários: