domingo, 10 de janeiro de 2010

Festa do Baptismo do Senhor

Neste domingo fazemos a transição do tempo de Natal para o tempo comum. Nada melhor para começar um novo tempo do que começar pelo princípio. O baptismo é princípio da nossa verdadeira vida. Jesus inicia a sua vida pública pelo baptismo. Não necessitava de nenhuma purificação, mas como vimos nos dias passados, Ele chegou em primeiro lugar aos pobres, aos excluídos. O primeiro gesto da sua missão foi fazer-Se pecador, foi fazer-Se um de nós para nos salvar. Foi ao mais baixo da natureza humana para elevá-la toda para lá do pecado e da morte.

Neste dia podemos e devemos lembrar-nos do nosso baptizado. É uma boa altura para repensarmos na nossa atitude como cristãos, repensar na nossa missão e ganhar novas energias. Um pequeno gesto seria procurar saber em que dia fomos baptizados e assinalar esse dia como um dia para comemorar (se forem ao dia 8 de Setembro tenho lá a minha comemoração).

Outro aspecto que se pode meditar é a nossa posição perante os fenómenos actuais relacionados com o baptismo. Qual a nossa posição sobre o hábito actual de não baptizar as crianças em bebés? O que pensar sobre o crescente número de adultos não baptizados? Promovemos os baptismo? Como tradição ou sacramento?

Sem comentários: