domingo, 3 de janeiro de 2010

Epifania do Senhor

Hoje é a festa da Epifania do Senhor Jesus. Epifania quer dizer manifestação. É festa da manifestação da divindade e missão de Jesus ao mundo. Os magos que o visitam representam a humanidade toda. Jesus veio para todos.

Onde é que os magos O encontraram? Não foi na capital do reino. Não foi junto aos poderosos. Foi na humildade de uma manjedoura. É aí na humildade que devemos procurar o Senhor Jesus. Tudo o que reflecte a luz do sol ilude, procuremos a verdadeira luz.

Procurar o Senhor é um caminho longo. Necessitamos de estrelas que nos guiem e não deveríamos ter em pedir ajuda. Como os magos, não façamos juízos de valor sobre as ajudas, Deus recompensará quem nos ajudar consoante o que lhe vai no coração.

Depois de encontrarmos o Senhor, o nosso caminho continua, mas por outro trajecto. Quem encontra Jesus já não pode, nem consegue, repetir o que antes fizera. O Senhor Jesus, ao longo da nossa vida, é como uma cama elástica que usamos para seguir em frente. A cada encontro com ela, somos projectados numa direcção diferente daquela de onde viemos. A cada salto progredimos mais um pouco, mas precisamos sempre de descer, para voltar a subir.

Saltemos, então!

Sem comentários: