domingo, 23 de agosto de 2009

Vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum – Ano B

Neste domingo a palavra chave, a meu ver, é adesão ou escolha. Nestes últimos domingos as leituras têm andado à volta da Eucaristia, do seu significado e efeitos. Hoje trata do último efeito: a nossa adesão ao projecto de Cristo. Ele alimenta-nos e nós respondemos com fé aderindo, aceitando, escolhendo-O como nossa única salvação e forma de vida.

Na primeira leitura o povo de Israel depois de entrar na Terra Prometida decide acompanhar Josué na adesão total ao Deus que os libertou da escravidão do Egipto e do pecado. Esta leitura dá o enquadramento para melhor entender o Evangelho. As pessoas que acompanhavam Jesus, depois do discurso Deste sobre o Pão da Vida, são confrontadas com a decisão: continuar a seguir Jesus ou voltar à sua vida. Muitos largaram-No. Só alguns continuaram a segui-Lo.

Na segunda leitura São Paulo dá um exemplo prático sobre a consequência desta adesão a Cristo: o respeito pelos outros, que é mais do que respeito é amor. Usa a imagem do casal para o mostrar. Ambos devem amar-se e respeitar-se porque são imagem de Deus, são a célula básica da relação de Deus com a Igreja, são modelo simplificado do Corpo Místico.

(Fica aqui o link para um texto meu sobre a temática secundária que surge neste texto de São Paulo, pois parece ainda chocar muita gente a forma como o Apóstolo trata as mulheres.)

Sem comentários: